domingo, 8 de junho de 2014

Atividade para pessoa com TEA: recursos e estratégias em baixa tecnologia

Atividade: Jogos de Tabuleiro para crianças com TEA

Jogos, público, transtorno, idade:

Damas e Xadrez podem ser desenvolvidos junto aos alunos com transtorno do espectro autista, acima de 5 anos pelo fato de desenvolver habilidades de lógica, estratégica e tática e concentração, assim como, interação e linguagem. São jogos considerados de média e alta complexidade, respectivamente.
Jogos de tabuleiro são excelentes para crianças autistas porque viabilizam muitas oportunidades de aprendizado.
As crianças aprendem a esperar, estabelecer turnos no diálogo, e referenciar outros. Também ajuda como lição para contagem numérica, além de ajudar no brincar desenvolvendo a linguagem verbal.


O local na qual a atividade pode ser desenvolvida pode ser de acordo com a necessidade, comportamento e aceitação do aluno:

Na sala de aula a partir de atividade conjunta e planejada com o/a professor/a;
Durante o Atendimento Educacional Especializado e/ou no pátio, com o respectivo profissional e/ou com outro colega de sala e/ou da escola;
Na Biblioteca, a partir de momento planejado com os demais professores/as de sala e colegas; etc.


Representação visual dos jogos




        A atividade com damas consiste em subtrair as pedras do adversário e formar damas, mantendo movimentos e trajetos sempre na diagonal.
Já com xadrez, cada jogador busca capturar o rei, através de xeque-mate, com movimentos além de diagonais, paralelos e perpendiculares, dependendo da figura a ser movida: rei, rainha, cavalo, torre, pino, bispo.
Ambos requerem atenção, concentração, planejamento cálculo, organização, coordenação motora, etc. Desafio ideal para crianças a parti de 5 anos.
Podem ser desenvolvido com diversos conteúdos, desde operações com números naturais (soma, subtração, etc.), tamanho das figuras, até alfabetização e/ou leitura, história inventada, construída a partir das cores, dos nomes de cada figura do xadrez; conforme as necessidades de cada aluno.
As intervenções do/a professor/a do AEE pode se dar a partir de orientação e/ou participação direta com o aluno, dependendo da necessidade da pessoa com a qual será trabalhada, de como se dará, do local a ser desenvolvido, do objetivo a alcançar, etc.


Algumas estratégias para professores de crianças com TEA:

Não atuar de forma diretiva e controladora, dando oportunidade para a criança manifestar seus desejos, interesses e necessidades;
Não dar automaticamente as coisas para a criança: aguardar que ela tome a iniciativa para solicitar os objetos;
Fornecer oportunidades que favoreçam a comunicação e saber aguardar uma resposta;
Garantir a proximidade física e o contato face a face: esta facilita o intercâmbio comunicativo;
Dar nomes as coisas, de modo natural. Nomear sistematicamente objetos e ações aumenta a possibilidade de compreensão, assim como conduz ao uso de palavras novas.


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Damas. Acesso: 06 jun. 2014.

Um comentário:

  1. Tão simples, tão bom, e às vezes tão esquecido...
    Parabéns por resgatar jogos de fácil acesso e que trazem a possibilidade de construir inúmeras habilidades.
    Parabéns pelo blog! Logo, logo tô de volta!

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