Gostaria de conhecer mais sobre a Educação Inclusiva na Escola Pública? Então leia o artigo de BERGO (2002) e faça seu comentário, elabore sua crítica e vamos conhecer para debatermos sobre tal realidade. Com o estudo foi desenvolvido por professoras da Universidade Federal de
Sergipe. Trata-se de pesquisa utilizando três tipos de questionários, semi-estruturado,
a 12 (doze) sujeitos (diretores, funcionários e professores) de quatro escolas
públicas do município de Aracaju. Um dos objetivos foi “conhecer as noções que
diretores/coordenadores, professores e funcionários de escolas da rede pública
municipal de Aracaju têm sobre o processo da inclusão”. Para as autoras “todos
os alunos que possuam dificuldades e incapacidades, sejam elas reais ou circunstanciais,
físicas, intelectuais e/ou sociais, têm a mesma necessidade de ser aceitos,
compreendidos e respeitados em seus diferentes estilos e maneiras de aprender”.
É um recorte bastante interessante sobre as lutas, as condições e as políticas
que vem sendo articuladas há 30 anos, especificamente no Brasil, levando-nos a
refletir sobre a Educação Inclusiva no contexto da escola pública.
Torna-se bastante interessante por se tratar de uma realidade em meio a centenas, milhares outras vivenciadas no mundo inteiro. Estamos disponível para o debate! o endereço se encontra logo abaixo...
BERGO, Maria Stela de A. A
(et. al.). Um Estudo
sobre a Educação Inclusiva em Escola Pública. Revista
Científica da UFPA http://www.ufpa.br/revistaic. Volume 3, 2002. Disponível em:
http://www.ufpa.br/rcientifica/ed_anteriores/pdf/ed_03_jmh.pdf. Acesso: 12 mai. 2013.
Parabéns pelo blog, Josenildo! Que as contribuições aqui postadas se estendam à outros campos do conhecimento.
ResponderExcluirGostaria de parabenizar pelo blog. Pude refletir um pouco sobre as dificuldades que nós enfrentamos quanto aso aspectos da Educação inclusiva especialmente na Educação Pública. De fato ainda existe muito a se buscar, mas esse é o caminho.
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