Apresentaremos abaixo, dois instrumentos interessantes a serem trabalhados em atividades para educandos com Deficiência Intelectual também. Espomos três atividades, uma com Alinhavo de números e vogais e outra com a Escala Cuisenaire (ver imagem abaixo).
Alinhavos
números e vogais
Temos o alinhavo, material
pedagógico composto por Números e Vogais perfurados a serem alinhavados com um
barbante contornando-os, formando letras ou números. Ao realizarmos poderemos
estimular a coordenação motora, facilitar
a iniciação da escrita, além de trabalhar o tema exposto, números e vogais, o
raciocínio lógico e a percepção da mão dominante (canhoto ou destro). São
atividades inerentes a necessidades diversas com foco na aprendizagem do
educando a partir do desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio lógico
matemático, etc.
Alinhavos Números e Vogais |
FONTE: www.casadoeducador.com/busca.php?
Escala Cuisenaire
As barrinhas coloridas foram confeccionadas e
criadas pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire (1891–1980), em destaque abaixo.
Criador da Escala Cuisenaire |
Também chamada de Escala Cuisenaire, é simples e ajuda na construção de conceitos básicos de matemática.
O material
favorece a correspondência entre as estruturas mentais da criança e a relação
que ela estabelece com as peças, através das atividades trabalhadas.
Pode-se trabalhar sucessão numérica, comparação e
inclusão, as quatro operações, o dobro e a metade de uma quantidade, frações.
Cuisenaire
só ficou conhecido fora do seu país, mais tarde, quando o educador egípcio
Caleb Gattegno, radicado na Inglaterra e internacionalmente famoso por suas
pesquisas em educação infantil, recebeu um convite para conhecer o homem que
ensinava números com barras coloridas. Se encantou ao ver o material e passou a
divulgar o trabalho de Cuisenaire, a quem chamava de Mister Rods, Senhor
Barrinhas em português. O professor belga tornou-se conhecido em todo o mundo.
Seguem duas atividades dentre muitas outras que podem ser desenvolvidas:
# Jogo “Diminuindo a Barra:
Cada um do grupo recebe uma barra laranja. Cada um, na sua vez, joga o dado (1, 2, 3) o número que sair na face será a quantidade que o aluno tem de tirar de sua barra e terá de trocar a barra menor correspondente. O primeiro que conseguir ficar sem a sua barra, vence. Caso o aluno só tenha a barra, por exemplo, vermelha e no dado sair o número três ele não poderá se livrar da sua barra. Só se sair o número exato.
Cada um do grupo recebe uma barra laranja. Cada um, na sua vez, joga o dado (1, 2, 3) o número que sair na face será a quantidade que o aluno tem de tirar de sua barra e terá de trocar a barra menor correspondente. O primeiro que conseguir ficar sem a sua barra, vence. Caso o aluno só tenha a barra, por exemplo, vermelha e no dado sair o número três ele não poderá se livrar da sua barra. Só se sair o número exato.
Obs: a quantidade de participantes será de acordo com a de material conforme os objetivos a serem alcançados em cada situação.
# “Descubra a subtração”. Faça o registro dos números correspondentes e o resultado.
• laranja – verde-claro =
• marrom – lilás =
• amarela – vermelha =
• azul – branca =
• verde-escura – verde-clara =
# “Descubra a subtração”. Faça o registro dos números correspondentes e o resultado.
• laranja – verde-claro =
• marrom – lilás =
• amarela – vermelha =
• azul – branca =
• verde-escura – verde-clara =
Escala Cuisenaire
A aplicação das atividades, assim como,
o seu êxito depende da motivação, boa vontade, oportunidade e criatividade na
aplicação, no desenvolvimento valorizando as potencialidades de cada pessoa que
participa. Vamos lá, somos capazes de fazer a diferença!
|
Olá Josenildo!
ResponderExcluirOs jogos educativos estimulam a capacidade cognitiva e motora das crianças. Com certeza essas sugestões de atividades irão contribuir para enriquecer nosso trabalho no AEE.
Parabéns!
Rita de Cássia
Valeu, Rita. Concordo com você, também acho importante que usemos...
Excluir