domingo, 8 de dezembro de 2013

Descrição e Audiodescrição

A atividade foi bastante interessante pelo fato de nos instigar a conhecer melhor uma ferramenta ou estratégia desenvolvida e realizada por pessoas videntes ainda pouco utilizada na nossa prática pedagógica, mas que pode ajudar na compreensão dos conteúdos pelas pessoas cegas.
 
Considerando a Audiodescrição como uma ferramenta da tecnologia assistiva a serviço da inclusão social, representa acessibilidade comunicacional de pessoas cegas e com baixa visão, possibilitando a transmissão de informações que, inicialmente, estariam disponíveis apenas no plano visual, a exemplo de imagens estáticas (tais como fotografias), cenas dinâmicas (veiculadas no cinema, TV ou teatro), além de textos e legendas impressas.

Com relação a descrição de imagens, temos  como características a tradução em palavras, a construção de retrato verbal de pessoas, paisagens, objetos, cenas e ambientes, sem expressar julgamento ou opiniões pessoais a respeito por parte de quem a realiza.
No caso da audiodescrição, seu uso de forma pedagógica, pode proporcionar a alunos com Deficiência Visual e Baixa Visão acesso aos conteúdos escolares, no mesmo tempo oferecido aos demais eliminando algumas barreiras enfrentadas como o acesso a materiais bibliográficos, imagens e vídeos, assim como favorecer o acesso a atividades lúdicas como as histórias em quadrinhos, literatura infantil visando trabalhar conceitos, personagens, compreensão, interpretação e produção textual através das descrições.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário