A atividade foi bastante interessante
pelo fato de nos instigar a conhecer melhor uma ferramenta ou estratégia desenvolvida
e realizada por pessoas videntes ainda pouco utilizada na nossa prática
pedagógica, mas que pode ajudar na compreensão dos conteúdos pelas pessoas cegas.
Considerando a Audiodescrição como
uma ferramenta da tecnologia assistiva a serviço da inclusão social, representa
acessibilidade comunicacional de pessoas cegas e com baixa visão, possibilitando
a transmissão de informações que, inicialmente, estariam disponíveis apenas no
plano visual, a exemplo de imagens estáticas (tais como fotografias), cenas
dinâmicas (veiculadas no cinema, TV ou teatro), além de textos e legendas impressas.
Com relação a descrição de imagens, temos como características a tradução em palavras, a construção de retrato verbal de pessoas, paisagens, objetos, cenas e ambientes, sem expressar julgamento ou opiniões pessoais a respeito por parte de quem a realiza.
No caso da audiodescrição, seu uso de forma pedagógica, pode proporcionar a alunos
com Deficiência Visual e Baixa Visão acesso aos conteúdos escolares, no mesmo
tempo oferecido aos demais eliminando algumas barreiras enfrentadas como o acesso
a materiais bibliográficos, imagens e vídeos, assim como favorecer o acesso a
atividades lúdicas como as histórias em quadrinhos, literatura infantil visando
trabalhar conceitos, personagens, compreensão, interpretação e produção textual
através das descrições.
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